As lonas tensionadas, ou tensoestruturas, são estruturas constituídas por membranas de alta resistência - laminados sintéticos de PVC sobre trama de poliéster - onde atuam esforços de tração.
A forma e o comportamento de uma lona tensionada são muito diferentes das estruturas rígidas com moldes convencionais “elástico-lineares” usadas na maioria das construções.
Designers de estruturas têxteis tensionadas devem preocupar-se com três fatores estruturais principais: a escolha da superfície, os níveis de pré-tensionamento e a facilidade de alteração da superfície. É importante também considerar o clima existente nos espaços fechados pelo tecido, bem como, a escolha dos tipos e as classes de membranas a serem usadas.
Extremamente leves, são capazes de vencer vãos maiores, com menos estrutura, que qualquer outro tipo de sistema construtivo convencional, e podem ser utilizadas na cobertura de áreas isoladas ou agregadas à edificações.
Por permitir uma infinidade de formas geométricas, as lonas tensionadas se integram com mais harmonia ao contexto arquitetônico paisagístico e ainda dão um toque de sofisticação e requinte ao ambiente.
E é exatamente essa versatilidade geométrica que, aliada à leveza, faz das lonas tensionadas uma perfeita solução para a cobertura dos mais variados tipos de ambientes, tais como: shopping centers, estádios e quadras poliesportivas, espaços públicos e de eventos, feiras públicas, palcos, clubes e hotéis, concessionárias e estacionamentos de veículos, anfiteatros, portos e marinas, universidades, igrejas, etc.